Economia

Grupo de Jirau vira gigante

Francesa GDF Suez, integrante do consórcio que constrói hidrelétrica em Rondônia, abocanha a britânica IP e figura entre líderes mundiais

postado em 11/08/2010 07:45
A empresa francesa de energia GDF Suez, líder do consórcio da Usina Hidrelétrica de Jirau, em construção em Porto Velho, Rondônia, anunciou ontem a aquisição da britânica International Power (IP), um negócio que resultará na criação de um ;líder mundial na produção de energia independente;, segundo as palavras do próprio grupo, com posições relevantes em regiões de grande crescimento do mundo, incluindo o Brasil. O anúncio da operação de compra pelos dois grupos ; até agora rivais ; destaca a criação de um gigante mundial, ao lado das empresas históricas do setor.

Obras da usina no Rio Madeira, em Porto Velho: controlador, agora mais forte, quer aumentar investimentos em regiões de grande crescimentoA operação, que deve ser concluída até o fim de 2010 ou o início de 2011, será concretizada com a entrega de ativos industriais e o pagamento de dividendos. A Gaz de France (GDF), antigo monopólio público francês privatizado após a fusão com o grupo industrial franco-belga Suez, entregará o departamento de Energia Internacional ao grupo britânico em troca de 70% do capital da IP. Os atuais acionistas da IP conservarão os restantes 30%. A combinação da International Power com a GDF Suez Energy International criará a New International Power, segundo comunicado conjunto das companhias.

Rio Madeira
O presidente da GDF Suez, Gerard Mestrallet, destacou que a operação vai criar o maior grupo de serviços ao público do mundo em volume de faturamento, com posições líderes em mercados mundiais em pleno crescimento. ;Esse acordo criará o líder mundial, com parcelas de mercado fortes na América Latina, na América do Norte, na Europa, no Oriente Médio, na Ásia e na Austrália;, afirmou. De acordo com o executivo, a operação combinará a experiência operacional e a flexibilidade financeira, o que permitirá atrair oportunidades de crescimento na infraestrutura energética de mercados internacionais.

A GDF está presente no Brasil, onde é a principal produtora privada de energia elétrica, por meio da empresa Tractebel Energia. No país, seu projeto de maior vulto é a construção da usina de Jirau, no Rio Madeira. O empreendimento terá capacidade para 3.450 megawatts (MW) de potência, mas pode chegar a 3.750MW caso obtenha autorização do governo para a ampliação. No cenário mundial, com a compra da IP, o grupo francês alcançará uma capacidade de produção de eletricidade de 107

gigawatts (GW), contra os 68GW atuais. A América Latina será responsável por uma produção de 10,6GW. A International Power tem 45 centrais elétricas em diversas partes do mundo, seis delas na Grã-Bretanha.

Lucro
Em 2009, a IP registrou um volume de negócios de 5,09 bilhões de libras (US$ 7,9 bilhões), contra 79,9 bilhões de euros (US$ 105,2 bilhões) para GDF Suez. A empresa francesa anunciou ainda um lucro líquido de 3,6 bilhões de euros no primeiro semestre de 2010, uma alta de 0,3% em ritmo anual, e um volume de negócios de 42,3 bilhões de euros, também em alta de 0,3%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação