Economia

Gol descarta greve de funcionários

postado em 13/08/2010 13:00
A Gol informou que não deve haver greve de funcionários nos aeroportos do país nesta sexta-feira (13/8). No entanto, o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) marcou para hoje reuniões em vários aeroportos do país para debater a possibilidade de uma nova paralisação. Em nota, o sindicato diz que os funcionários da empresa querem melhores salários, plano de saúde, fim do excesso de jornada e assédio moral.

O SNA diz que vai fazer reuniões nesta sexta, às 10h e às 22h, com os funcionários da companhia.A presidente da entidade, reclama da lenta fiscalização do Ministério do Trabalho e da Anac (Agência Nacional em Aviação Civil) sobre o assunto.

[SAIBAMAIS]Segundo a assessoria de imprensa, a Gol disse que os problemas de atrasos em voos não devem se repetir daqui para frente, porque o erro do software que monta as escalas de trabalho já foi corrigido.

Jornadas cansativas
Pela lei, um tripulante de avião a jato não pode exceder 85 horas de vôo em um mês. A legislação prevê um limite de jornada de nove horas e 30 minutos e cinco pousos para uma tripulação e jornada de trabalho de até 11 horas em um dia ; condições como período noturno e se a tripulação é fixa ou muda ao longo das conexões de um voo alteram esse limite.

A Gol reconhece que alguns de seus tripulantes chegaram a esse teto e acabaram retirados da escala entre o dia 31 de julho e 3 de agosto. Isso teria feito com que os outros trabalhadores tivessem que ser realocados ou estender sua jornada para compensar algumas faltas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação