Economia

Brasileiro está gastando mais nos supermercados, diz associação

postado em 16/08/2010 11:48
Curitiba ; O aumento real do salário mínimo está permitindo que a população faça mais compras em supermercados. Em média, o brasileiro foi até 8% mais vezes abastecer sua casa em 2009, em comparação com 2008, com gastos até 11% superiores.

Os dados fazem parte de um estudo da Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores (Abad) que também aponta o crescimento de 2,2% no consumo em todos os itens da cesta básica (de higiene e limpeza a gêneros alimentícios) em 2009. De acordo com o estudo, o faturamento total do setor em 2009 foi de R$ 131,8 bilhões, com um crescimento real de 4,1% em relação ao ano anterior. O setor conta com 1 milhão de pontos de venda atendidos e emprega 245,6 mil colaboradores.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios no Paraná (Sinca-PR), Paulo Pennacchi, esse comportamento incrementa diversos setores da economia, com destaque para o segmento atacadista.

Para atender essa crescente demanda, o setor debaterá desta segunda-feira (16/8) a quinta-feira (19/8) novas estratégias de logística durante a 30; Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, em Curitiba. Entregas mais frequentes e com segmentação do volume nos pontos de venda é uma das estratégias sugerida por Pennacchi. O evento também deve debater assuntos como o impacto tributário no setor.

A expectativa da organização é receber 32 mil pessoas durante os quatro dias de evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação