Economia

Lula quer os juros baixos

postado em 25/08/2010 07:05
As taxas de juros no Brasil devem cair mais para aquecer a economia e oferecer custos mais baixos para o financiamento de investimentos na indústria e novas moradias, mas qualquer queda no custo dos empréstimos precisa ser feita com um olho na inflação, declarou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua coluna semanal ;O presidente responde; distribuída para a imprensa. Os comentários vêm uma semana antes de o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reunir-se para decidir se eleva ou não a taxa básica de juros (Selic), hoje fixada em 10,75% ao ano.

A aposta da maioria dos analistas de mercado é pela manutenção dos juros no patamar atual, depois que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu a zero em junho e julho. ;Todos nós gostaríamos que os juros baixassem muito mais e eles vão baixar. Mas a redução tem que ser feita de forma responsável, para não descuidar da inflação;, disse Lula. Em plena corrida eleitoral, o presidente lembrou que assumiu o governo com a Selic a 25% ao ano em 2003, e, em plena crise, em 2009, ela foi reduzida a 8,75%. ;Hoje, está em 10,7%. Descontada a inflação, a taxa real é de 5,8%;, destacou.

Lula ressaltou que as taxas de juros de empréstimos para os consumidores estão em seu nível mais baixo desde 1994 e acrescentou que o governo federal oferece crédito subsidiado para que famílias de baixa renda adquiram a casa própria, enquanto empresas podem pegar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a taxas abaixo das praticadas pelo mercado.


O número
10,75% ao ano

Atual taxa básica de juros (Selic), que deverá ser mantida pelo Banco Central na semana que vem

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação