Economia

Amorim intensifica negociações sobre Mercosul

postado em 18/10/2010 10:54
Brasília - Na presidência temporária do Mercosul, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, apresenta nesta segunda-feira (18/10), em Montevidéu, no Uruguai, as prioridades do bloco para os próximos meses. No que depender dos delegados da União Europeia e do Mercosul, ganhará mais força a decisão de consolidar os pilares comerciais entre os dois blocos.

Amorim participa, em Montevidéu, da 26; sessão plenária do Parlamento do Mercosul (Parlasul). As informações foram confirmadas pelo Itamaraty. Uma outra proposta a ser discutia é pôr em prática o critério de representação cidadã. Por esse quesito, integrantes da sociedade terão participação ativa nos debates do Mercosul.

Com isso, o Brasil quer buscar o equilíbrio que atenda às necessidades do Mercosul e da União Europeia por meio da criação de um mercado favorável para ambos. A associação entre os dois blocos envolvem aproximadamente 700 milhões de pessoas e 13 bilhões de euros.

O assunto será tema de reuniões de Amorim com chanceleres, integrantes da Mesa Diretora do Parlasul e chefes das delegações parlamentares. Na semana passada, entre 11 e 15 de outubro, delegados do Mercosul e da União Europeia se reuniram em Bruxelas para negociar o acordo da associação dos dois blocos.

Pela segunda vez, houve uma rodada de negociações desde o relançamento das negociações birregionais, em maio deste ano em Madri, na Espanha. Diplomatas brasileiros que acompanharam as discussões afirmaram que houve progresso. União Europeia e Mercosul se comprometeram a preparar os debates para a troca de ofertas e intensificação dos trabalhos internos.

A próxima rodada será entre novembro e dezembro, em Brasília. A partir de 2011 serão promovidas três rodadas adicionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação