Economia

Energia fica mais cara para os consumidores de Roraima

postado em 26/10/2010 15:48
Brasília - Os consumidores de Roraima atendidos pela Companhia Energética de Roraima (CERR) e pela Boa Vista Energia terão aumento na conta de luz a partir do mês que vem. Os reajustes foram autorizados nesta terça-feira (26/10) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para os consumidores residenciais da capital do estado, atendidos pela Boa Vista Energia, o aumento médio será de 1,78%. Menos para os de baixa renda, que terão as tarifas reduzidas em 0,65%. No caso das indústrias, o reajuste médio também foi negativo, de -0,02%. A Boa Vista Energia atende a cerca de 18 mil unidades consumidoras em Boa Vista e nas localidades vizinhas.

No caso da CERR, o reajuste médio autorizado é de 6,11%. O aumento será o mesmo para os consumidores residenciais e industriais. A CERR atende a 25.375 unidades consumidoras em 15 municípios do interior de Roraima.

Segundo a Aneel, os percentuais de reajuste das distribuidoras refletem, entre outros fatores, a variação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), previsto no contrato como indexador da variação da inflação. O aumento também leva em conta os custos com aquisição de energia e o aumento da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que é o encargo incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia nos sistemas isolados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação