Economia

Telebras adia pregão para a contratação de equipamentos

postado em 27/10/2010 13:06
Brasília ; A Telebras transferiu para a próxima sexta-feira o pregão eletrônico que visa à contratação dos equipamentos para iluminar as fibras ópticas da rede de telecomunicações do governo federal. É por meio dessa máquina que será possível a transmissão de dados pelas estruturas de fibras ópticas já instaladas. Com isso, a Telebras pretende cumprir o objetivo do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que é fazer a internet de alta velocidade chegar, com baixo custo, a 4.283 municípios brasileiros até 2014.

O motivo da alteração da data do pregão, segundo a empresa, é a necessidade de corrigir detalhes no edital.

Esse é o segundo dos quatro pregões agendados pela Telebras para o PNBL. Além de prever a aquisição de solução de um sistema completo de telecomunicações por fibra óptica com tecnologia Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM), o pregão adiado inclui materiais e serviços necessários para o funcionamento e operação dos equipamentos ópticos a serem utilizados na rede nacional de telecomunicações. Também prevê garantia e assistência técnica, instalação, treinamento e operação inicial do material.

Com esses equipamentos ; a serem instalados nos 241 pontos de presença (POPs) estimados para a rede até 2012 ; será possível agregar flexibilidade e dar maior escala à rede. Assim, será possível estender gradualmente a sua capacidade, por meio da adição de comprimentos de onda, para atender a eventual crescimento de demanda no tráfego de dados.

O primeiro leilão, realizado no último dia 25, abrangeu a implantação dos POPs. Os dois leilões restantes estão previstos para o mês de novembro, um destinado à aquisição de equipamentos de rádio para conectar a rede e as sedes dos municípios, e outro para a rede IP, que fará o roteamento das demandas para controle de tráfego. O cronograma da Telebras prevê que as primeiras conexões sejam iniciadas em dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação