Economia

Telebras dá continuidade a pregão para contratação de equipamentos

postado em 29/10/2010 16:24
A Telebras deve retomar, dentro de instantes, o pregão eletrônico visando à contratação de equipamentos para iluminar as fibras ópticas da rede de telecomunicações do governo federal. Iniciado às 10h, o pregão foi interrompido às 13h.

Por meio desse equipamento será possível transmitir dados pelas estruturas de fibras ópticas já instaladas e, assim, dar sequência ao cumprimento do objetivo do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que é fazer a internet de alta velocidade chegar, com baixo custo, a 4.283 municípios brasileiros até 2014.

Esse é o segundo dos quatro pregões agendados pela Telebras para o PNBL.
Além de prever a aquisição de solução de um sistema completo de telecomunicações por fibra óptica com tecnologia Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM), o pregão de hoje inclui materiais e serviços necessários para o funcionamento e a operação dos equipamentos ópticos a serem usados na rede nacional de telecomunicações, além de garantia e assistência técnica, instalação, treinamento e operação inicial do material.

Os equipamentos serão instalados nos 241 pontos de presença (POPs) estimados para a rede até 2012. Por meio dele, será possível agregar flexibilidade e dar maior escala à rede, o que permitirá a extensão gradual da capacidade, com a adição de comprimentos de onda que atenderão a eventuais crescimentos de demanda no tráfego de dados.

O primeiro leilão, realizado no último dia 25, abrangeu a implantação dos POPs. Os dois leilões restantes estão previstos para o mês de novembro, um destinado à aquisição de equipamentos de rádio para conectar a rede e as sedes dos municípios, e outro para a rede IP, que fará o roteamento das demandas para controle de tráfego. O cronograma da Telebras prevê que as primeiras conexões sejam iniciadas em dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação