Economia

Quem são os 15 milhões de desempregados americanos?

Agência France-Presse
postado em 05/11/2010 15:31
[SAIBAMAIS]WASHINGTON - A economia americana criou 151.000 postos de trabalho em outubro, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira, mas cerca de 15 milhões de americanos continuam desempregados. As estatísticas mostram que estas pessoas são, em maioria:

- Jovens. Os americanos entre 16 e 20 anos registram o maior índice de desemprego de todos os grupos por idade, com cerca de 27%.

- Afro-americanos. A taxa de desemprego entre os negros chega a 15,7%, muito acima de latinos (12,6%), brancos (8,8%) e asiáticos (7,1%).

- Homens. A taxa de desemprego entre homens adultos é de 9,7%, contra 8,1% entre as mulheres, o que levou alguns comentaristas a cunharem a termo "mancession", combinação de man (homem) e recession (recessão), para descrever a falta de empregos.

- Desempregados há mais de 27 semanas. Cerca de 40% dos desempregados está há quase sete meses sem trabalhar.

- Pessoas que vivem perto das fronteiras do país. As taxas de desemprego superam amplamente os 10% nos Estados de Nevada, Califórnia e Oregon (oeste), Flórida, Rhode Island e Carolina do Sul (costa leste) e Michigan (norte).

- Trabalhadores da construção. A taxa de desemprego no setor da construção civil é de 17,3%, contra 4,3% no setor público, por exemplo, que mantém os índices mais baixos apesar dos fortes prejuízos nos últimos meses.

- Veteranos de guerra. Os ex-combatentes da atual guerra do Golfo superam os de qualquer outra guerra, incluindo o Vietnã, Coreia e a Segunda Guerra Mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação