Economia

CNI: cai expectativa de demanda e compra de matéria-prima

postado em 17/12/2010 15:01
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra queda nos índices de expectativa de demanda e de compra de matéria-prima no setor industrial. No caso da demanda, a queda registrada, de novembro para dezembro, foi de 57 pontos para 55,2. Em relação à compra de matérias-primas, a expectativa também recuou, passando de 54,4 pontos para 53,6 pontos. A queda nos índices é a menor desde julho de 2009.

Nas exportações, a expectativa é de redução nos próximos seis meses, com 48,3 pontos. Indicadores acima de 50 pontos indicam crescimento da produção.

Em novembro, a CNI observou que a produção industrial manteve-se em crescimento. No mês passado, o índice de evolução da produção da indústria recuou para 52,7 pontos ante os 53,6 pontos registrados em outubro.

A confederação informou ainda que o baixo ritmo de crescimento se refletiu no nível de utilização da capacidade instalada que ficou em 50,4 pontos no mês passado. Em outubro, foram registrados 48,9 pontos. O resultado mostra que, pelo oitavo mês consecutivo, o nível ficou próximo de 50 pontos.

Outro indicador que mostra o ritmo moderado, segundo a CNI, são os estoques de produtos finais que passaram de 49 pontos para 50,2 pontos e ;mantiveram-se ao nível planejado pelas empresas;. Na avaliação da CNI, o resultado indica que não há pressão de demanda nem excesso de oferta de produtos industriais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação