Economia

China estuda reforçar cotas de exportação de metais raros

Agência France-Presse
postado em 30/12/2010 10:09
Pequim - O governo da China estuda impor cotas à exportação de ligas com metais raros, uma iniciativa que restringiria fortemente o fornecimento desta matéria-prima essencial para fabricação de produtos de alta tecnologia, informa a agência Dow Jones.

Na terça-feira (28/12), o gigante asiático, que garante 95% do fornecimento mundial dos metais raros, deu o alerta ao anunciar uma redução de 35% das exportações nos primeiros seis meses de 2011, na comparação com o mesmo período de 2010.

Segundo fontes ouvidas pela Dow Jones, o governo cogita ainda estabelecer cotas distintas para a exportação de metais raros pesados (mais escassos e mais rentáveis) e a de metais raros leves.

Atualmente, a China tem uma cota única de exportação para os metais raros, 17 elementos fundamentais para a fabricação de produtos de alta tecnologia, de iPods até turbinas eólicas, lasers, telas planas e carros híbridos.

O objetivo das novas medidas em estudo seria impedir que os produtores de metais raros driblem a legislação e as cotas em vigor.

A redução das cotas provocaria uma forte alta do preço das matérias-primas.

A interrupção das exportações de metais raros chineses para o Japão em setembro, em plena disputa territorial entre os dois países, evidenciou o poder que Pequim tem em função do quase monopólio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação