Economia

FAO: preços dos alimentos em seu nível mais alto em 20 anos

Agência France-Presse
postado em 03/02/2011 11:46
ROMA - Os preços mundiais dos alimentos alcançaram em janeiro o maior nível nos últimos 20 anos, segundo o índice da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) publicado nesta quinta-feira em Roma.

Os preços aumentaram 3,4% em relação a dezembro de 2010 para alcançar 231 pontos no índice estabelecido pela FAO.

"Este é o maior nível desde que a FAO começou a calcular os preços dos alimentos em 1990", indicou a organização da ONU em um comunicado.

Segundo a FAO, em seu conjunto os preços dos alimentos registraram uma alta importante em janeiro, com exceção do da carne, que não mudou.

"As novas cifras mostram claramente que a pressão em alta sobre os preços mundiais dos alimentos não se enfraquece", comentou um especialista da FAO, Abdolreza Abbasian.

O movimento de alta dos preços dos alimentos, que começou em agosto, faz temer a explosão de "revoltas da fome", como as que aconteceram em 2008 em vários países africanos, e também no Haiti e nas Filipinas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação