Economia

IR: Correio Braziliense terá chat com tributarista nesta terça; participe

Contribuintes que precisam de orientação para preencher a declaração anual poderão fazer perguntas a especialista do Sindifisco, às 15h30 desta terça (15/3)

postado em 14/03/2011 09:11

O especialista em tributação Luiz Antônio Benedito responderá aos internautas do CorreioOs contribuintes que ainda não declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano e ainda têm dúvidas sobre como acertar as contas com o Leão poderão participar nesta terça-feira (15/3), às 15h30, do chat promovido pelo Correio para esclarecer os questionamentos. O especialista em tributação Luiz Antônio Benedito, do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), responderá às perguntas em tempo real. Para iniciar a conversa virtual, basta o internauta acessar o site www.correiobraziliense.com.br.

Formado em ciências contábeis, administração de empresas e direito, Luiz Benedito, 46 anos, é paulista e trabalha há 17 anos como auditor fiscal. Na Receita, já atuou nas áreas de fiscalização, julgamento e administração tributária. Atualmente, trabalha com orientação e análise tributária. O especialista lembra a importância da mídia para ajudar os contribuintes na hora de preencher a Declaração de Ajuste Anual. ;Uma das funções do auditor fiscal é orientar os contribuintes. Ainda que isso seja feito nos plantões fiscais da Receita, o auxílio da mídia também é importante para esclarecer sobre o preenchimento correto;, afirmou.

O chat será uma oportunidade para os trabalhadores saberem quem é obrigado a acertar as contas com o Fisco, quais são as possibilidades de isenção e de dedução, quem pode ser considerado dependente e como informar corretamente bens e aplicações financeiras, entre outros assuntos.

Coluna de dúvidas

Além da conversa on-line com o auditor fiscal da Receita, o Correio publica diariamente coluna com dúvidas de leitores respondidas por especialistas do Sindifisco e do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco). Os contribuintes podem encaminhar as questões para o e-mail economia.df@dabr.com.br.

A expectativa é que 24 milhões de pessoas acertem as contas até a data final, 29 de abril. Quem perder o prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação