Economia

PIB da Irlanda se contrai 1% em 2010

Agência France-Presse
postado em 24/03/2011 09:45
DUBLIN - A economia da Irlanda se contraiu 1% em 2010, depois de uma queda insperada de seu Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre, segundo dados oficiais publicados nesta quinta-feira em Dublin, e que supõem outra má notícia para a eurozona.

O PIB irlandês retrocedeu de 1,6% no quarto trimestre em relação ao período anterior, depois de ter registrado %2b0,6% no terceiro trimestre, afirmou o Birô Central de Estatísticas (CSO) em um comunicado.

Como consequência, a economia se contraiu 1% entre janeiro e dezembro de 2010, sua terceira queda anual depois dos -3,5% de 2008 e -7,6% de 2009.

Estas cifras confirmam a dura crise econômica que continua atingindo a Irlanda, apesar de ter saído oficial da recessão de 2010. A última previsão do Banco Central irlandês era de um leve crescimento de 0,2%.

A república irlandesa está mergulhada numa profunda crise bancária e orçamentária, que obrigou o govveron a assinar, em novembro passado, um plano de resgate de 85 bilhões de dólares com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação