Economia

Mantega anunciará mais medidas para frear desvalorização do dólar

postado em 06/04/2011 14:01
Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anuncia às 18h30 novas medidas na área de câmbio para enfrentar a sobrevalorização do real ante o dólar. Assim que o mercado foi informado da divulgação das medidas, o dólar comercial estava cotado em R$ 1,60.

O mercado vinha aguardando medidas cambiais desde a semana passada, quando o governo anunciou a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide nas compras do cartão de crédito internacional e nas operações de empréstimos externos. Ao deixar o Ministério da Fazenda com destino ao Banco do Brasil, onde participou de um almoço, o ministro Guido Mantega confirmou a entrevista sobre as novas medidas do câmbio.

Mais cedo, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, voltou a defender a política de câmbio flutuante, utilizada pelo Brasil desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. O secretário avaliou também que é preciso discutir com cuidado a nova orientação sobre controle de capitais anunciada ontem (5) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A decisão é considerada inédita em relação às posições do organismo multilateral sobre restrições ao livre fluxo de capitais pelo fundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação