Economia

Simulador criado por corretoras ensina internautas a aplicar em ações

postado em 24/04/2011 08:00
Aplicativo desenvolvido para a rede social fundada pelo cientista Mark Zuckerberg virou febre na rede
Um novo simulador on-line para compra e venda de ações no mercado financeiro ; um home broker fictício ; virou febre no Facebook, a rede social fundada por Mark Zuckerberg. Lançado oficialmente há menos de duas semanas, o jogo Dosh já conta com mais de 22 mil participantes. A ferramenta se diferencia das convencionais pelo fato de que os usuários podem convidar pessoas, interagir com os contatos e competir entre amigos para ver quem consegue lucrar mais com os investimentos fictícios. Para jogar, basta acessar o site www.doshgame.com e baixar o aplicativo. O projeto foi desenvolvido pela empresa de software Zukfab e conta com o respaldo de duas corretoras: Icap e Ativa.

Álvaro Bandeira, diretor da Ativa, avalia que a ferramenta ajudará a educar e fidelizar novos investidores. ;A bolsa de valores ainda é algo que deixa as pessoas assustadas no Brasil. Muitos deixam de investir por simples desconhecimento do mercado financeiro, daí a importância em incentivar o interesse pelo assunto;, acrescenta Paulo Levy, diretor da corretora Icap. O executivo lembrou ainda que, por se tratar de um aplicativo novo, a tendência é de o programa ser aprimorado constantemente, a partir das contribuições dos usuários.

Disputa
O jogo simula as bolsas de valores de São Paulo, de Nova York (Nyse) e a eletrônica Nasdaq. Ao entrar no programa, cada pessoa começa com 100 mil unidades monetárias que podem ser usadas livremente para gerir uma carteira de ações. A tela de compra e venda imita um home broker real, dentro de um contexto lúdico com personagens que atuam como tutores, além de criar desafios a serem superados para facilitar a compreensão do mercado. A exemplo das corretoras reais, a plataforma cobra taxas, como a de corretagem, que é de R$ 10 por ordem ; valores que são descontados do montante administrado pelo jogador. Conforme obtém sucesso na bolsa, o participante evolui de ;sardinha; a ;tubarão; a depender das conquistas que obtiver e do número de seguidores que atrair para si.

Os investidores são classificados em três rankings: mensal, dos últimos seis meses e de 12 meses. Os jogadores contam ainda com acesso a informações sobre o comportamento da BM Bovespa para auxiliá-los na tomada de decisões. É possível também terceirizar a gestão de parte dos recursos a outro jogador que apresente bom desempenho. Entretanto, é necessário pagá-lo pelo serviço ; uma taxa de administração a ser quitada com o dinheiro fictício. Outra opção de interatividade é por meio da criação de discussões sobre temas relacionados a investimentos na bolsa.

Para ajudar os iniciantes, o jogo oferece o auxílio de personagens tutores, com perfis psicológicos diferenciados: uns mais agressivos, outros mais conservadores, focados em retorno a longo prazo. Sempre que os participantes executam ordem de compra ou venda, bem como quando ocorre mudança de nível, conquista de medalhas ou ultrapassam um desafio, uma mensagem fica exposta no perfil do jogador no Facebook exibindo seu desempenho financeiro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação