Economia

Ministra diz que controle da inflação não pode por em risco crescimento

postado em 28/04/2011 17:41
Rio de Janeiro - O controle da inflação não pode por em risco o crescimento do país, segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A ministra garantiu hoje (28/4) que os esforços monetários e fiscais já mostram resultados de uma inflação dentro das metas estabelecidas pelo governo.

;As medidas que forem necessárias nós tomaremos, mas não arriscaremos deixar de crescer. Em outros momentos da historia brasileira, em função do crescimento da inflação, se deu um remédio que matava o doente. Nós não queremos matar o doente, mas dar um remédio que faça com que ele fique são;.

A ministra descartou qualquer possibilidade de arrocho fiscal, garantindo que esse tipo de medida ;não está no horizonte nesse momento;, assim como o planejamento de novos cortes para fechar a conta deste ano.

;Estamos tranquilos em relação à execução desse corte. O superávit do primeiro trimestre já superou a meta que tínhamos para quatro meses. Amanhã a gente fecha mais um mês e temos total confiança de que continuaremos fazendo o resultado primário além do que está previsto;.

A ministra do Planejamento participou hoje (28) de uma reunião do Conselho de Infraestrutura e Planejamento da América do Sul, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. O encontro serviu para definir prioridades de projetos de integração do continente e reuniu representantes dos 12 países da América do Sul e representantes de agências de fomento como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Andina de Fomento (CAF).

Existem 31 obras em andamento na região, somando US$ 14 bilhões. A carteira de projetos inclui obras como a Transoceânica (rodovia e ferrovia) que atravessa a América do Sul, de leste a oeste, para melhorar o acesso entre o Brasil e os países do Pacífico, e investimentos também no norte do continente, ligando, por exemplo, o Brasil a Guiana e ao Suriname.

;O trabalho será consolidado nos próximos meses para ser apresentado na reunião de ministros de planejamento dos 12 países da América do Sul, em outubro, para atualizar e definir o financiamento na região, até o final do ano;, disse a ministra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação