Economia

Empresários poderão financiar matrícula de funcionários em cursos técnicos

postado em 28/04/2011 17:54
Antes restrito aos cursos superiores, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será estendido para os cursos técnicos e profissionalizantes. Empresários poderão financiar a participação dos funcionários em cursos técnicos de instituições privadas habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC). Estudantes e qualquer pessoa que tenha o ensino médio completo poderão pedir o financiamento. A ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado hoje (28/4) pela presidenta Dilma Rousseff.

A instituição interessada deve solicitar habilitação ao MEC para participar do Fies Técnico. A pasta irá observar se a instituição atende aos critérios de qualidade na oferta do curso proposto. Equipes do ministério poderão fazer, inclusive, vistorias in loco. A lista dos cursos aptos a receber financiamentos será disponibilizada para consulta dos interessados. O estudante deverá participar de processo seletivo para ingressar no curso e, em seguida, solicitar o financiamento. De acordo com o MEC, há 3 mil instituições potencialmente aptas a participar do Fies Técnico.

As condições de pagamento são semelhantes às do Fies para o ensino superior. O empréstimo pode ser pago no período de seis vezes o tempo de duração do curso mais um ano. Por exemplo: se o curso durou dois anos, a dívida deverá ser quitada em 13 anos, resultado que leva em consideração a duração do curso (2) multiplicada por 6 (igual a 12) mais a adição de um ano (13). O estudante terá 18 meses de carência, após a formatura, para começar a pagar o empréstimo.

As empresas interessadas em qualificar os funcionários devem solicitar um limite de crédito aos agentes financeiros do programa e, a partir da aprovação, selecionar os trabalhadores que participarão dos cursos para, só então, inscrevê-los em uma das instituições habilitadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação