Economia

Cai o número de famílias endividadas na Grande São Paulo

postado em 29/04/2011 12:43
São Paulo ; O número de famílias endividadas na região metropolitana de São Paulo diminuiu de "forma expressiva" de março para abril, segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). O percentual de endividados caiu de 52,8% para 48,3%.

Os dados constam da última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Fecomercio, divulgada hoje (29/4). Segundo o estudo, o número de famílias endividadas na Grande São Paulo chega a 1,73 milhão, 160 mil a menos do que no mês passado.

A Peic aponta também uma redução no número de famílias com contas atrasadas. Em março, elas eram 17,2% e, em abril, passaram a representar 14,3% do total. O percentual é o menor para o mês de abril já registrado pela pesquisa, que começou a ser divulgada em 2004.

Também caiu o número de famílias que afirmam não ter condição de pagar suas dívidas. De março para abril, elas passaram 6,4% para 5,1% do total. ;Isso reforça a percepção de que os paulistas estão conseguindo administrar seus recursos;, informou a Fecomercio.

Para a entidade, a alta confiança do consumidor e o bom nível de ocupação dos paulistas auxiliaram na queda do endividamento.

A Peic mostra ainda que o cartão de crédito continua sendo a forma mais comum de se assumir uma dívida. Dentre as famílias ouvidas para a pesquisa, 70,4% adquiriram dívidas dessa forma. O carnê, a segunda forma mais comum, responde por 20,1% das dívidas dos paulistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação