Economia

Ipea avalia que taxa de desocupação em 2011 será próxima à do ano passado

Agência France-Presse
postado em 15/06/2011 13:26
Rio de Janeiro - O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) avalia que o nível do emprego no país está se acomodando e a taxa de desocupação deve fechar 2011 bem próxima da de 2010 ; que foi de 5,7%, segundo o Ipea.

O boletim Conjuntura em Foco, divulgado hoje (15) pelo órgão, avalia que a diminuição da taxa de desemprego nos últimos meses, em relação ao mesmo período do ano passado, reflete o crescimento menor da economia em 2011.

O documento também destaca o avanço da formalização do emprego, que atingiu no último mês de março o nível mais alto desde o início da série em 2002 - puxado, principalmente, pelo terceiro setor.

Por outro lado, o boletim do Ipea comenta a diminuição do crescimento do rendimento médio real habitual em 2011 por causa do aumento da taxa de inflação.

O documento destaca, entretanto, que o salário real cresceu 3,7% de janeiro a abril deste ano na comparação com o mesmo período de 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação