Economia

Primeiro-ministro português apresenta governo reduzido de 11 ministros

postado em 17/06/2011 17:46
LISBOA - O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, apresentou nesta sexta-feira a composição do novo governo, reduzido a onze ministros, entre eles o economista Vitor Gaspar, ex-conselheiro da Comissão Europeia e do BCE, no ministério das Finanças.

No governo aparecem quatro ministros do Partido Social Democrata (PSD, centro-direita), vencedor das eleições legislativas antecipadas de 5 de junho, três membros do partido minoritário de direita CDS-PP e quatro independentes, segundo a lista publicada pela presidência da República.

O novo governo entrará em funções na próxima terça-feira, anunciou Passos Coelho, após uma conversa com o presidente Anibal Cavaco Silva.

Minoritário no Parlamento, o PSD alcançou um acordo de coalizão com o CDS-PP, cujo presidente Paulo Portas se converte em ministro das Relações Exteriores.

O independente Vitor Gaspar ficará encarregado das finanças do país, outro independente, Alvaro Santos Pereira, é o novo ministro da Economia e Emprego, enquanto o social-democrata José Aguiar Branco foi nomeado para a Defesa.

O governo anterior, do socialista José Sócrates, contava com 16 ministros. Para reduzi-los a 11, Passos Coelho reuniu vários ministérios em uma mesma pasta e o de Cultura passou a ser uma secretaria de Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação