Economia

União Europeia considera rebaixamento da nota da Irlanda incompreensível

Agência France-Presse
postado em 13/07/2011 09:56
Bruxelas - A Comissão Europeia chamou de "incompreensível" a decisão da agência Moody;s de rebaixar a classificação da dívida irlandesa à categoria "especulativa", e afirmou que o país resgatado pela zona euro e o FMI está "no bom caminho". "Nossa reação é que esta qualificação, neste preciso instante, é incompreensível", declarou a porta-voz do Executivo europeu, Pia Ahrenkilde. "A Irlanda está no bom caminho para ordenar suas finanças públicas e reformar seu sistema bancário", completou, antes de reconhecer que ainda restam muitos esforços e que Dublin não pode relaxar.

A agência Moody;s rebaixou na terça-feira a classificação da dívida da Irlanda à categoria de investimentos especulativos, e ameaçou repetir a medida em curto prazo. A Moody;s baseou a decisão na "probabilidade crescente" de que o país, assim como a Grécia, precise de um novo programa de ajuda internacional para cumprir com seus vencimentos de dívida, depois de um primeiro programa estabelecido no fim de 2010 por um valor de 85 bilhões de euros.

Esta foi a segunda vez em uma semana que a Moody;s reduziu a nota de um país da zona euro à categoria especulativa. Em 5 de julho o alvo foi Portugal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação