Economia

Setor de franquias projeta crescimento de 15% no próximo ano

postado em 15/09/2011 17:21
Rio de Janeiro ; O setor de franquias estima crescimento de 15% em faturamento no próximo ano. A presidente da Associação Brasileira de Franchising Regional Rio de Janeiro (ABF-RJ), Fátima Rocha, informou que 2 mil marcas estão em operação no Brasil, somando 86,3 mil unidades franqueadas. O estado do Rio de Janeiro detém 10,5 mil dessas unidades.

Para 2011, a ABF projeta uma expansão de 15% no faturamento do setor, em nível nacional. Fátima Rocha informou que os setores com maior potencial de expansão no Brasil são turismo, hotelaria, ensino de idiomas, alimentação, beleza, vestuário e calçados.

Outro segmento que começa a despontar como atrativo, com a ascensão social das classes C e D da população, são as chamadas microfranquias, que não exigem ponto comercial. ;Tem sido uma opção bem bacana para esses nichos de empreendedores. As pessoas podem operar de suas próprias residências;, disse Fátima em entrevista à Agência Brasil.

Com um total de 777 mil funcionários e um faturamento de R$ 76 bilhões no ano passado - crescimento de 20,4% em comparação ao ano anterior - o setor de franquias brasileiro projeta ampliar o número de franqueados nos próximos anos.

Fátima participou hoje (15) da abertura da 5; Rio Franchising Business, no Riocentro. Os números da feira confirmam o momento positivo vivido pelo Rio de Janeiro no cenário nacional: o crescimento em termos de espaço foi 50% em relação à edição passada e são 200 marcas expositoras. O evento vai até o dia 17.

;Crescemos 50% em função da demanda;, disse Fátima. Os negócios gerados na 4; Rio Franchising, da ordem de R$ 50 milhões, deverão dobrar este ano, estimou. A feira está levando aos visitantes informações sobre o funcionamento do setor, além de capacitação. ;A gente tem duas demandas: das pessoas que querem ampliar as vendas e de franqueados, ou futuros candidatos, querendo ter o seu negócio próprio, buscando alternativas de trabalho;.

O Rio de Janeiro responde por 12,2% do mercado nacional de franquias e apresenta perspectivas de expansão devido à exploração de petróleo no pré-sal, à revitalização da zona portuária e aos megaeventos que ocorrerão na capital fluminense até 2016, declarou a presidente da ABF-RJ. ;A tendência é oferecer para o mercado carioca uma demanda absurda de negócios, porque são muitas famílias que vão começar a vir para o Rio em busca de investimentos, tanto do Brasil como do exterior, porque se trata de mão de obra especializada;.

Essa demanda ocorrerá por necessidade e, também, por ocupação profissional, destacou Fátima. ;Acabam percebendo em uma franquia uma grande oportunidade. Não é à toa que entre 60% e 70% da ocupação nos shopping são franquias;.

A presidente da ABF-RJ observou que o franchising oferece mais segurança a quem deseja investir, porque ;minimiza o risco; e por ter um sistema em que a própria franqueadora exerce a fiscalização, de modo a garantir a qualidade do empreendimento. Acrescentou que o mesmo ocorre em relação ao governo. ;A franquia faz um trabalho preventivo, do primeiro emprego, da primeira ocupação formal. E a empresa tem que estar regularizada, recolhendo os seus tributos devidamente. Acaba sendo bom para todo o mundo;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação