Economia

Espanha privatiza o controle de tráfego aéreo em 13 aeroportos

Agência France-Presse
postado em 28/09/2011 14:25
Madri - O governo espanhol privatizou nesta quarta-feira (28/9) os serviços de controle aéreo de 13 aeroportos do país, entre eles, os de Valência e Sevilha. As empresas privadas que serão responsáveis pelo serviço são Ferronats e Saerco, e deverão pagar cada uma 18,1 milhões de euros por ano.

Ferronats, formada pelos grupos Ferrovial (espanhol) e Nats (britânico), terá o controle aéreo de Alicante, Valência, Ibiza, Sabadell, Sevilha, Jerez, Vigo, La Coruña, Melilla e Quatro Ventos, informou o ministério do Desenvolvimento em um comunicado.

Saerco ganhou a licitação para os aeroportos de Lanzarote, Fuerteventura e La Palma, nas ilhas Canárias."O preço de leilão do serviço foi de 18,1 milhões por ano, o que representa uma economia de quase 50% em comparação aos atuais custos da AENA, no valor superior a 33,9 milhões de euros", disse o ministério.

AENA é o organismo público de gestão dos aeroportos. O governo quer privatizar no máximo 49% dele até o final do ano. A ação é acompanhada pela uma privatização do tráfego aéreo de uma parte dos 47 aeroportos espanhóis.

Os funcionários da AENA nos 13 aeroportos afetados podem escolher entre continuar ou não na empresa privada, aceitando as condições de trabalho e salário que ela oferece. Caso escolham continuar na AENA serão transferidos para outros aeroportos.

A duração dos contratos é de cinco anos, renováveis por um ano. Agora será iniciada uma fase de transição de vários meses até que se formem os novos controladores aéreos.

Uma greve dos controladores de tráfego aéreos, para protestar contra as novas condições de trabalho, paralisou o país no início de dezembro de 2010 por 24 horas, e levou o governo a decretar estado de alerta pela primeira vez na história da democracia espanhola.

Segundo o ministério, este tipo de controle é feito totalmente por empresas privadas no Reino Unido e na Suécia, e parcialmente na Itália e na Dinamarca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação