Economia

Crise não prejudicou setor automotivo, diz presidente da Renault e Nissan

Agência France-Presse
postado em 05/10/2011 16:45
A tormenta que sacode a Eurozona não repercutiu no setor automotivo, disse nesta quarta-feira (5/10) o presidente dos fabricantes de veículos Renault e Nissan, Carlos Ghosn, que se mostrou mais preocupado com o impacto da alta do iene na indústria japonesa. Segundo ele, ainda não foi sentido um impacto significativo da crise financeira no mercado.

"Não digo que não haverá impacto, digo que não há um impacto que podemos identificar claramente sobre as vendas e pedidos. Contudo, é evidente que se essas incertezas continuarem, se antes do fim do ano não for encontrada uma solução para os problemas atuais, haverá um impacto sobre a economia real", disse.

Ghosn disse estar "bastante confiante" de que a Europa encontrará uma solução antes disso. "Não me preocupo pela Nissan, porque o grupo sempre tem a possibilidade de migrar sua produção para outros países. Contudo, é mais difícil justificar projetos de novos carros no Japão com um dólar a 76 ienes, sendo que a média dos últimos 10 anos era de 110 ienes por dólar", disse.

"Se esta situação não mudar a tempo, vai custar muitos empregos ao Japão. Não falo só da Nissan, falo do conjunto da indústria, quanto a isso não há dúvida", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação