Economia

IBC-Br aponta queda de 0,53% na atividade econômica no mês de agosto

postado em 13/10/2011 15:03
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou queda de 0,53% no mês de agosto, comparado a julho, de acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira (13/10) pelo BC. O indicador dessazonalizado caiu de 143,07 pontos em julho para 142,30 em agosto.

A redução de 0,53% reverteu o quadro de julho, quando foi registrado aumento de 0,34% em relação a junho. Mas, no acumulado de janeiro a agosto, o IBC-Br aponta elevação de 3,43% em relação a igual período do ano anterior, e nos últimos 12 meses, encerrados em agosto, o índice foi de 4,07%.

Criado em março de 2010, o IBC-Br incorpora variáveis essenciais para o desempenho de três setores básicos da economia: agropecuária, indústria e serviços. Em razão dessa abrangência, que sintetiza informações de conhecimento público, o cálculo mensal do BC antecipa um indicador similar ao do Produto Interno Bruto (PIB) ; soma das riquezas produzidas no país ; medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação