Economia

Eike Batista quer fabricar o iPad

postado em 22/10/2011 08:00
O empresário Eike Batista, magnata que controla várias empresas nas áreas de recursos naturais e infraestrutura no Brasil, revelou ontem ao governo que quer se associar à Foxconn, que fabricará o iPad no Brasil a partir do ano que vem. ;Queremos participar do empreendimento com a Foxconn;, disse Eike, após reunião no Palácio do Planalto, da qual participaram os ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Segundo Pimentel, o projeto para a produção do tablet da Apple pode ter também como parceiros a Semp Toshiba e a Positivo e envolver a transferência de tecnologia. ;É um sonho entrar nesse mundo de telecomunicações. O Brasil tem um mercado superpromissor, que é o mais importante;, afirmou o empresário, dono do grupo EBX. Em abril, durante visita da presidente Dilma Rousseff à China, a Foxconn, maior fabricante de eletroeletrônicos do mundo, anunciou investimentos de US$ 12 bilhões para abrir uma unidade brasileira e criar 10 mil empregos.

Tomando o cuidado de deixar claro que o empreendimento ainda está em fase de estudos, Eike Batista estimou que a EBX entraria com cerca de US$ 4 bilhões para participar das três etapas previstas para o projeto. ;Não temos os dados em detalhe;, esclareceu. ;O Terry Gou (principal executivo da Foxconn) é um grande empresário, como eu também. Existiu uma empatia, que é sempre muito importante. Acho que trazer tecnologia ao Brasil é algo que o grupo faz sempre.;

Confusão
Depois do encontro, Mercadante chegou a afirmar que Eike havia anunciado uma descoberta, por suas empresas de petróleo, de um campo com potencial de 5 bilhões de barris. A notícia foi divulgada por meios de comunicação na internet. Mas o empresário desfez a confusão: estava apenas repassando números antigos sobre sua atuação nesse ramo, já de conhecimento, num balanço dos seus negócios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação