Economia

Transporte marítimo disposto a pagar imposto por emissões de CO2

Agência France-Presse
postado em 29/11/2011 08:32
Durban - O setor de transporte marítimo poderia aceitar pagar um imposto sobre o CO2 emitido pelos navios, para gerar recursos de ajuda aos países mais pobres que enfrentam o aquecimento global.

Assim como o setor aéreo, o transporte marítimo, que representa quase 3% das emissões globais de gases que provocam o efeito estufa, não está obrigada a reduzir as emissões.

Em uma declaração conjunta, apresentada em Durban (África do Sul), onde acontece a conferência da ONU sobre o clima, a Câmara Internacional da Marinha Mercante (ICS), que representa 80% da frota mercante mundial, e as ONGs WWF e Oxfam pedem a adoção de medidas que estimulariam os navios a reduzir as emissões de gases poluentes.

Parte dos recursos obtidos poderia ser destinada ao "Fundo Verde", um mecanismo que deve permitir, a partir de 2020, destinar 100 bilhões de dólares aos países mais vulneráveis ante a mudança climática.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação