Economia

Apesar da estagnação do PIB no 3º trimestre, empresas investem no Brasil

postado em 18/12/2011 08:00
João Carlos Garcia, diretor da Caixa Seguros: desaceleração pontual não é motivo para atitude pessimista
A economia real parece avessa às estatísticas. Mesmo com o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) mostrando estagnação no terceiro trimestre, a atividade brasileira se mostra dinâmica além dos números. Galpões de companhias estrangeiras continuam a ser construídos e a ocupar as margens das rodovias, o mercado de trabalho se mantém próximo do chamado pleno emprego, a renda cresce e os investimentos estrangeiros no setor produtivo devem somar US$ 60 bilhões neste ano. Assim, o Brasil cada vez se torna o contraponto da Europa arrasada, com seus bancos desestruturados, governos altamente endividados e sob a perspectiva de recessão. Enquanto a Zona do Euro cogita uma década perdida, o desempenho verde e amarelo avança em condições favoráveis.

A Europa vive, hoje, o tormento brasileiro dos anos 1980 e 1990, com visitas e pesadas exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI), taxas elevadas de desemprego e bancos ameaçados pelo fantasma da insolvência. Do lado de cá do Atlântico, se o Brasil não vive um céu de brigadeiro, ao menos continua a crescer e se prepara para galgar degraus na economia global.

A perspectiva de especialistas é de que este ano o país avance ao menos 2,8%, enquanto a Europa deve se manter próxima de zero. ;O governo só precisa fazer com que 2012 não seja um fiasco;, alerta André Perfeito, da corretora Gradual Investimento.

;O país está passando por uma desaceleração econômica. Isso não significa que parou de crescer. Por isso, não há motivos para pessimismo;, diz o diretor de Relações Corporativas da Caixa Seguros, João Carlos Garcia. Os economistas listam as vantagens do Brasil frente à Europa: bancos estruturados e legislação financeira rígida, empresas capitalizadas, renda e crédito em processo de distribuição, capacidade de rolagem da dívida pública, baixa dependência de exportações, mercado interno robusto e política fiscal centralizada no governo federal.


Nesse Brasil que cresce à frente das economias maduras, o destaque tem sido o Nordeste, a região que mais expandiu sua participação no PIB ; entre 1995 e 2009, passou de 12% para 13,5%. No período de 2001 a 2009, a renda per capita da região avançou 42%. No comércio, alguns estados nordestinos têm exibido crescimento exuberante nas vendas acumuladas no ano até outubro: Maranhão, 9,71%; Ceará, 9,17%; Paraíba, 13,81%; e Bahia, 7,95%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação