Economia

Consumidores brasileiros fecham o ano no vermelho, diz CNDL

postado em 06/01/2012 13:28
Após elevações consecutivas durante 11 meses, 2011 fechou no vermelho, com uma taxa de inadimplência de 5,34% em comparação à 2010. O valor foge do esperado. Os dois anos anteriores, 2009 e 2010, fecharam em baixa. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) nesta sexta-feira (6/1).

Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o aumento na inadimplência é causado pelos valores da inflação, que comprometem uma possível renda extra do consumidor. A tendência a se endividar com a compra de carro e casa novos também cresce com as condições de financiamento oferecidas pelo mercado. "Outro fator é a baixa possibilidade de poupança para o brasileiro. Quando o consumidor não poupa, acaba tendo que tirar do orçamento mensal o dinheiro para cobrir qualquer imprevisto, como um problema de saúde ou no carro", explica.

O setor também não está satisfeito com o resultado das vendas. Apesar do saldo positivo, um crescimento de 4,79% em comparação a 2010, o valor apresentado fica muito aquém do esperada pela CNDL. A confederação esperava, para 2011, uma elevação de 8%, alta próxima à apresentada no ano de 2012, 8.25%. A utilização do 13; nas compras de Natal não seguiu o previsto. Segundo a CNDL, muitos utilizaram o abono para cobrir dívidas.

As expectativas para 2012, no entanto, são positivas. O presidente da CNDL espera que apesar de continuar em crescimento, a inadimplência desacelere, fechando este ano à 2,5%. Para as vendas, a expectativa é de que o acumulado do ano de 2012 atinja o percentual de 4,5%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação