Economia

Técnicos tiram dúvidas dos leitores sobre a declaração do Imposto de Renda

postado em 11/03/2012 09:00
Na hora de preencher o formulário do Imposto de Renda, sempre surgem várias dúvidas, que atrasam a entrega da documentação. A pedido do Correio, consultores responderam às dúvidas mais frequentes dos leitores.

Guardei toda a documentação do ajuste passado. Ao preencher o cadastro deste ano, porém, eles pedem o número do recibo da declaração anterior, um campo de 12 dígitos. Li e reli todas as folhas impressas e não encontrei o bendito número, inclusive no recibo de entrega. A Receita não disponibiliza mais o número por site e nem por telefone. Como faço? Disseram-me que este registro facilita muito o processamento, logo é essencial. Não quero ser prejudicada e receber depois por conta disso.
; Jacqueline Saraiva

A cópia da Declaração anterior de IRPF pode ser obtida em uma das unidades de atendimento da Receita Federal ou pela internet, mediante a utilização do certificado digital, por meio do Portal e-CAC. Para a apresentação da declaração do exercício de 2012 (no ano que vem) não será necessário o número do recibo da declaração do ano anterior.

[SAIBAMAIS]Onde devo lançar a aquisição de uma casa própria obtida por meio de financiamento imobiliário? Na aba bens e direitos? No meu caso, utilizei parte do FGTS no pagamento e o restante foi financiado em 30 anos. Como devo proceder?
Minha mãe é minha dependente legal. Ela não possui renda própria e tem um imóvel já há alguns anos. Nos anos anteriores, não fizemos a declaração do referido imóvel. Ele deve ser declarado?
;Roberto

A aquisição do imóvel deve ser informada na ficha ;Bens e Direitos;, relacionando detalhadamente as condições de aquisição. Informe em ;Situação em 31/12/2011; os valores pagos até essa data, incluindo o FGTS. O valor do FGTS utilizado como parte do pagamento deve ser informado na linha 03, da ficha ;Rendimentos Isentos e Não Tributáveis;. Considerando que sua mãe é sua dependente na declaração, o imóvel pertencente a ela deveria ter sido incluído em sua declaração nos anos anteriores. Portanto, você deve retificar as declarações dos cinco últimos exercícios.

Fiz o download do programa do IR 2012, mas não estou conseguindo importar os dados da declaração de 2011. Fiz pela rotina padrão e as declarações estão salvas no meu computador (em PDF), mas o programa não as encontra. Como posso fazer? Gostaria também de saber se posso declarar despesas médicas do meu marido na minha declaração, mesmo sem ele ser meu dependente? E também se posso lançar despesas com curso de idiomas e natação das minhas filhas em despesas com educação?
; Virginia Paula M. Meira de Meneses

Para importar os dados para a declaração de 2012, clique na barra superior da tela, em ;Declaração; e em ;Importar Dados da Declaração de 2011;. Observe que para importar dados da declaração do ano anterior é necessário fechar a declaração atual e ter o arquivo disponível em sua máquina. As despesas médicas do seu marido somente podem ser lançadas em sua declaração se ele constar como dependente. Os pagamento de aulas de idioma estrangeiro e natação não são dedutíveis.

Mande seus questionamentos para o e-mail economia.df@dabr.com.br
As respostas serão dadas por técnicos da IOB/Folhamatic.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação