Economia

Jean Claude Juncker apoia alemão Schauble para a chefia do Eurogrupo

Agência France-Presse
postado em 01/05/2012 12:45
Berlim - O primeiro-ministro de Luxemburgo e chefe do Eurogrupo, Jean Claude Juncker, declarou que apoia totalmente o ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schauble, para suceder-lhe à frente do Eurogrupo, conforme afirmou em entrevista concedida ao jornal alemão Die Welt e divulgada nesta terça-feira (1/5) em sua página na web.

"Schauble conhece bem os temas atuais e saberá lidar com eles a fundo", afirmou Juncker, segundo o periódico.

Juncker não deseja seguir dirigindo o Eurogrupo (grupo de ministros de Finanças da zona do euro), a partir de junho. O primeiro-ministro de Luxemburgo ocupa o cargo desde sua criação, em 2005.

Em um evento organizado pela revista alemã Spiegel na segunda-feira em Hamburgo, Juncker considerou que a direção do Eurogrupo deve recair sobre uma pessoa capaz de escutar e que esteja a par dos assuntos mais importantes.

"Com isso, Schauble parece ter o perfil ideal", afirmou Juncker.

Para estes dias, são esperadas várias nomeações na Europa. Além da presidência do Eurogrupo, serão eleitos os presidentes do Banco Europeu para a Reconstrução e o presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação