Economia

Para FMI, iuane, moeda chinesa,está "moderadamente desvalorizado"

Agência France-Presse
postado em 08/06/2012 21:50
Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) modificou sua visão sobre a moeda chinesa, destacando nesta sexta-feira que os avanços do país para uma economia mais regulada pelos consumidores determinam que o iuane está agora "moderadamente desvalorizado".

Antes o FMI destacava que o iuane estava "significativamente desvalorizado", uma postura que coincidia com a dos Estados Unidos, Europa e outros que protestavam contra a política chinesa de manter a moeda desvalorizada para tornar suas exportações mais competitivas.


"O valor comercial real do ;renminbi; (nome oficial da moeda chinesa) se valorizou", disse, em declarações preparadas para uma coletiva na China o vice-diretor gerente do organismo David Lipton, segundo o site da entidade na internet.

"Agora consideramos que o ;renminbi; (iuane) está moderadamente desvalorizado em relação a uma ampla cesta de moedas", informou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação