Economia

Lugo agradece Mercosul por evitar sanção econômica ao Paraguai

Agência France-Presse
postado em 30/06/2012 15:14
Buenos Aires - O presidente destituído do Paraguai Fernando Lugo agradeceu o Mercosul por ter desistido de uma sanção econômica contra o país, que foi suspenso do bloco na sexta-feira, e expressou apoio à adesão da Venezuela.

"Fico feliz de que não exista uma sanção ou um bloqueio econômico que prejudica o país e especialmente as pessoas humildes do Paraguai. Nos alegramos de que não tenham exercido uma sanção assim", afirmou ao jornal Uno de Mendoza (oeste da Argentina), que foi sede na sexta-feira da reunião regional.

Argentina, Brasil e Uruguai decidiram suspender o Paraguai como membro do Mercosul até as eleições de abril de 2013, sanção que também foi adotada pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul), o organismo político regional que o Paraguai integra ao lado de outros 11 países.

"Sobre a suspensão, não é que aqui não tenha acontecido nada, aqui se rompeu a ordem constitucional, porque a vontade popular não foi respeitada e não houve um processo justo", disse.

Lugo celebrou o anúncio da entrada da Venezuela no Mercosul - que será concretizada em 31 de julho em uma reunião extraordinária do bloco no Rio de Janeiro -, que foi retardada porque o Parlamento paraguaio era o único que não havia ratificado a adesão.

"Sempre questionei ao Parlamento paraguaio, como é possível que três países do Mercosul aceitem? Não é possível que três países estejam equivocados e que o Parlamento paraguaio tenha a razão", opinou.

Também defendeu a entrada no bloco regional de países associados, como Chile, Bolívia e Equador, na qualidade de membros plenos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação