Economia

Airbus anuncia produção de aviões nos Estados Unidos a partir de 2016

Agência France-Presse
postado em 02/07/2012 16:20

Nova York - O fabricante europeu de aviões, Airbus, anunciou nesta segunda-feira (2/7) em Mobile, Alabama, que criará sua primeira linha de montagem nos Estados Unidos e que os primeiros aviões ficarão prontos em 2016. "Este é o momento correto para a Airbus crescer nos Estados Unidos", disse Fabrice Bregier, presidente e chefe-executivo da Airbus, ao anunciar a produção dos aviões A320, de um só corredor e para distâncias médias.

[SAIBAMAIS]A nova linha de produção é um desafio direto ao maior rival da Airbus nos Estados Unidos, a Boeing. Segundo Bregier, cerca de 4.600 aviões desta categoria devem ser encomendados pelo mercado norte-americano nos próximos 20 anos. "Esta linha de montagem nos deixa mais próximos de nossos clientes", afirma. A Airbus também possui fábricas na Alemanha e na China.

A Boeing, por sua vez, constrói nos Estados Unidos em sua sede de Seattle (noroeste), no Estado de Washington, e em Charleston, na Carolina do Sul.

A construção da planta da Airbus começará no verão de 2013. A produção está prevista para começar em 2015 e as primeiras entregas serão feitas em 2016. A expectativa de produção é de 40 a 50 unidades por ano até 2018, disse a empresa europeia. "Este projeto permitirá criar 1.000 empregos estáveis e bem pagos", disse o governador do Alabama, Robert Bentley, junto a Bregier.

O anúncio da Airbus foi elogiado pelos legisladores do Alabama e também de Mississipi e Flórida, estados vizinhos, assim como de Ohio (norte).A Airbus emprega mais de 1.000 pessoas nos Estados Unidos, em particular nos centros de engenharia. Em 2011, suas compras de provedores norte-americanos alcançaram 12 bilhões de dólares. Os detalhes financeiros da operação não foram divulgados até o momento.



Outras companhias da casa matriz do Airbus (EADS) têm fábricas nos Estados Unidos, incluindo American Eurocopter, que produz helicópteros em Columbus, Mississippi, e Grand Prairie, Texas (sul).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação