Economia

Empresa chinesa Cnooc oferece US$ 15,1 bilhão por canadense Nexen

Agência France-Presse
postado em 23/07/2012 15:55
Calgary - A gigante chinesa do gás e petróleo, Cnooc, anunciou nesta segunda-feira (23/7) que pretende adquirir a canadense Nexen por 15,1 bilhões de dólares, o que representaria o maior investimento de um grupo chinês já feito no Canadá, segundo um comunicado conjunto.

O montante, que representa um preço de 27,50 dólares por ação da Nexen, oferece uma taxa de 61% com relação ao preço de fechamento de título na sexta-feira, destacaram.

A transação deve ser finalizada no quarto trimestre de 2012.

"A aquisição reflete nossa carência na rica e diversas carteira de ativos e o alto nível de administração empregados da Nexen", afirmou na nota Wang Yilin, presidente de Cnooc.

"Esta é uma grande oportunidade para trabalhar em nossa joint venture com a Nexen no Canadá e ao mesmo tempo adquirir uma plataforma internacional líder", afirmou.

O pagamento de uma taxa alta é um argumento de peso para tentar convencer os acionistas da empresa canadense, que deve pronunciar-se antes de 21 de setembro.

A ação da Nexen apresentou forte alta na Bolsa de Toronto, subindo 53,5% menos de uma hora depois da abertura, a 26,54 dólares.

A transação ainda precisa ser aprovada pelo governo Federal do Canadá, mas é raro o governo conservador canadense rejeitar este tipo de operação.

Contudo, como se trata de uma importante companhia do setor energético, que passaria para as mãos de um grupo público chinês, os analistas estão em dúvida quanto a efetivação da operação, lembrando da rejeição da oferta hostil de compra, em novembro de 2010, da anglo-australiana BHP Billiton pela número um do mundo em fertilizantes, Potash Corp.

Ao mesmo tempo, os especialistas supõem que o gigante chinês sonde as autoridades antes de lançar esta oferta.

O grupo chinês tomou cuidado em preparar o terreno: já investiu desde 2005 cerca de 2,8 bilhões de dólares no Canadá, em particular em uma empresa associada, a Nexen, em xisto betuminoso, MEG Energy.

A empresa chinesa disse ainda que pretende conservar os executivos canadenses de Nexen, estabelecer sua sede para América do Norte e Central em Calgary, província de Alberta (oeste de Canadá), e introduzir seu título na Bolsa de Toronto.



Esta compra "reforça as posições da Cnooc no Canadá, na Nigéria e no golfo do México e lhe dará uma presença significativa no mar do Norte britânico, além de diversificar sua base de crescimento", disse o grupo chinês, que financiará a operação com recursos próprios e emissão de dívida.

A direção da Nexen se pronunciou favoravelmente sobre esta operação e recomendou que os acionistas a aprovassem.

A produção da Nexen tem girado em torno de 207.000 barris de petróleo equivalente (a medida utilizada para incorporar a extração de todos os hidrocarbonetos) por dia, segundo dados do segundo trimestre de 20012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação