Economia

Mutirão dá oportunidade de renegociação de dívidas a inadimplentes em SP

postado em 25/07/2012 18:39
São Paulo ; Começou nesta quarta-feira (25/7) na capital paulista um mutirão para estimular as pessoas a quitarem suas dívidas e limparem seu nome. Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (24/7), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias com dívidas chegou a 57,6% em julho, a segunda alta consecutiva. Em junho, o percentual foi 57,3%.

A pesquisa considera como dívida cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros.

O comerciário Carlos Alberto Silva, que fez um empréstimo bancário de R$ 15 mil há dois anos, mas depois de alguns meses não conseguiu mais pagar as prestações, procurou o mutirão organizado pela empresa de consultoria Serasa Experian para renegociar a dívida que havia duplicado. Ele conseguiu reduzi-la pela metade. ;O acordo inicial estava pesado e ficou fora do orçamento. Aqui, conseguimos fazer um acordo legal, que ficou mais acessível e vou quitar para ficar com o nome limpo;.

O presidente da Serasa, Ricardo Loureiro, ressalta que, nos primeiros seis meses do ano, a inadimplência cresceu 20% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da empresa de consultoria. ;Acho que houve um descompasso na cessão de crédito no país, que, nos parece, gerou essa situação de inadimplência. Mas a situação parece propícia para renegociação e para que as famílias acertem dentro do que lhes é possível. Há uma necessidade de fazer alguma coisa para que essas pessoas possam regularizar suas dívidas;, declarou.

Oito instituições, entre financeiras, prestadoras de serviço e lojas, participam do mutirão. A iniciativa vai até o próximo sábado (28/7), na Expo Barra Funda, zona oeste da capital. No mesmo espaço, são ministradas palestras sobre educação financeira para alertar as pessoas sobre como aproveitar melhor o crédito sem comprometer muito a renda e para evitar que as prestações tornem-se dívidas insolúveis.[SAIBAMAIS]



Loureiro disse que o consumidor interessado em renegociar sua dívida poderá obter descontos que variam de 10% a 20%, ou até mais. Há ainda a possibilidade de negociar e começar a pagar daqui a algum tempo, renegociar as parcelas e ampliar o prazo de pagamento. ;Claro que esse trabalho continua nas instituições depois do evento. O que temos aqui é um grande mutirão para facilitar isso;.

Para participar basta o devedor levar um documento de identificação com foto, CPF e fazer uma expectativa do quanto pode pagar. ;É importante que a pessoa já tenha uma proposta em mente, pois isso já facilita bastante a conversa e certamente vai trazer benefícios aos consumidores que assim o fizerem;. Assim que o termo de renegociação for assinado, o nome é retirado do cadastro de inadimplentes do Serasa.

De acordo com a organização, são esperadas 60 mil pessoas, que poderão negociar diretamente com o Banco Santander, Santander Financeira, Caixa Econômica Federal, Casas Bahia, Banco PanAmericano, HSBC, Losango Financeira e AES Eletropaulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação