Economia

Deutsche Bank confirma envolvimento de funcionários no escândalo Libor

Agência France-Presse
postado em 31/07/2012 14:41
Frankfurt - O Deutsche Bank, depois de várias semanas de silêncio, confirmou nesta terça-feira (31/7) que alguns de seus funcionários estão envolvidos no caso de manipulação da taxa interbancária Libor, que já afeta vários bancos europeus, enfatizando, no entanto, que os envolvidos atuaram por conta própria.

"Estes empregados não respeitaram as regras do banco e foram tomadas medidas contra eles", afirmou o Deutsche Bank em uma carta dirigida a seu pessoal, dando a entender que os envolvidos já foram demitidos. "Nenhum membro do diretório, antigo ou no cargo, está envolvido", segundo a carta.

[SAIBAMAIS]O escândalo do Libor estourou em 27 de junho, quando o banco britânico Barclays revelou que iria pagar 360 milhões de euros para por fim às investigações dos reguladores britânicos e norte-americanos no caso de manipulação das taxas interbancárias Libor (britânica) e Euribor (europeia). Desde então, o escândalo do Libor se estendeu a outros bancos, o que gerou investigações em vários países.



Os reguladores bancários que investigam o escândalo da taxa Libor analisam possíveis vínculos entre os operadores do britânico Barclay e funcionários de outros quatro bancos europeus, noticiou a imprensa britânica na semana passada. A investigação envolveria operadores dos bancos franceses Société Générale e Crédit Agricole, do alemão Deutsche Bank e do britânico HSBC, segundo o site do Financial Times. O Libor e o Euribor são taxas interbancárias através das quais uma entidade empresta ou toma emprestado de outra e que repercutem tanto nos cartões de crédito quanto nos créditos a particulares e empresas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação