Economia

Funcionários do Poder Judiciário iniciam greve por reajuste salarial

postado em 01/08/2012 14:58
Servidores do Poder Judiciário do Distrito Federal deram início nesta quarta-feira (1;/8) a uma paralisação por tempo indeterminado. A manifestação, que começou por volta das 11h, reuniu cerca de 30 funcionários no Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa, no Eixo Monumental. Com cartazes, faixas e adesivos, bloquearam a entrada do Fórum por alguns minutos.

A medida foi tomada para convencer outros colaboradores a aderirem ao movimento, que tem participação de servidores de fóruns e tribunais superiores. Os grevistas alegam que estão há seis anos sem reajuste salarial. Para isso, pedem a aprovação do PL 6613/09, que prevê aumento de 30%. Porém, segundo o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Sindjus-DF), Jailton Assis, ao considerar a inflação no período, o número pode chegar a 40%.



A presidente Dilma Rousseff decidiu, na última segunda-feira (30/7), suspender negociações com servidores grevistas. Com a suspensão, até a segunda quinzena de agosto, trabalhadores públicos prometem engrossar a paralisação nacional nos próximos dias. A Polícia Federal anunciou que vai aderir aos protestos e pretende promover, no final da tarde desta quarta, uma vigília em frente ao Palácio do Planalto. O órgão não descarta a possibilidade de começar greve geral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação