Economia

Alimentação começa a deixar de ser prioridade para o brasileiro, diz IBGE

postado em 14/09/2012 10:06
Com o ingresso de 40 milhões de brasileiros na classe média nos últimos 10 anos, o perfil de consumo no Brasil tem mudado. Alimentar-se tem demandado menos da renda das famílias e não é mais a única prioridade. Dados divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que fazem parte de um levantamento chamado Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), mostram que os consumidores estão optando por comprar mais serviços e outros produtos que antes não tinham acesso, a exemplo de eletrodomésticos, veículos e educação.

Os números revelam ainda que o percentual do orçamento que antes era destinado a alimentar-se caiu entre 2003 e 2009, passou de 16,9% das despesas para 16,1%. Esse recuo, no entanto, é explicado pelo aumento da renda das famílias e não significa que o brasileiro está comendo menos, pelo contrário, em valores reais, o gasto médio mensal com comida cresceu 38,67% e ainda figura entre os três principais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação