Economia

Presidente da Catalunha critica divisão do déficit com a Espanha

Agência France-Presse
postado em 03/10/2012 12:29
Barcelona - O presidente do governo autônomo catalão, o nacionalista Artur Mas, criticou a divisão dos objetivos de déficit entre Madri e as regiões espanholas e afirmou que isso "coloca em risco a coesão social".

"A divisão feita na Espanha dos déficits públicos é injusta e desleal", denunciou, ao censurar que de 4,5% do déficit previsto para 2013, 3,8% corresponde ao governo central e apenas 0,7% das regiões, que administram áreas como a educação, saúde e serviços sociais.

"A Espanha decidiu que o principal esforço deve ser aplicado sobre a saúde, educação e sobre os serviços sociais, e isso é um erro e uma deslealdade, que além de tudo coloca em risco as linhas básicas da coesão social", afirmou. O presidente catalão defendeu que, dado que as comunidades autônomas representam em torno de 35% do gasto social do país, deveriam ter direito a um terço do objetivo de déficit.

[SAIBAMAIS]Na terça-feira (2/10), os 17 presidentes regionais se reuniram em Madri com o chefe do executivo central, Mariano Rajoy, e todos se comprometeram com o cumprimento dos objetivos de déficit do país, mas decidiram revisar a divisão dos esforços a partir de 2014. O presidente catalão assegurou que nem ele, nem ninguém, expressou o desejo de independência da Catalunha durante a reunião, cujo objetivo era "dar uma imagem de responsabilidade e seriedade para a União Europeia e os mercados".



Mas considerou "inevitável" um resgate para a economia da Espanha, "e, portanto, é melhor planejar sem muita demora e procrastinação", afirmou. Mas reconheceu que cabe ao governo Rajoy "decidir quando e se faz ou não". O pedido de ajuda a Europa "depende não só do que a Espanha diga, mas também do que dizem os outros países europeus", disse. "Eu não sei se há essa garantia por parte dos países da União Europeia", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação