Economia

Produtores de tabaco deliberam na Argentina contra medidas da OMC

Agência France-Presse
postado em 07/10/2012 17:15

Buenos Aires - Produtores de tabaco advertiram neste domingo que resistirão à medida impulsionada pela Organização Mundial de Comércio para reduzir o cultivo, iniciativa que será debatida na assembleia mundial do setor na segunda-feira na província argentina de Salta (noroeste).

"Enquanto o mundo discute a conveniência de legalizar o cultivo de maconha, como propôs o Uruguai, a OMC pretende condenar à ilegalidade milhões de cultivadores de tabaco de todo o mundo", disse à AFP Jorge Néstor, presidente da Associação Internacional de Cultivadores de Tabaco (ITGA, em inglês).

Leia mais notícias em Mundo

Na segunda e terça-feira, a assembleia anual da ITGA convocará em Salta produtores de todo o mundo mobilizados contra a iniciativa da OMC para promover a substituição do cultivo de tabaco, que o organismo internacional se propõe a aprovar em uma reunião que será realizada em novembro em Seul.

Se a medida for colocada em andamento, "os produtores de tabaco não a acatarão e continuarão produzindo naturalmente o que o mercado demandar", advertiu Néstor, também presidente da Câmara de Tabaco da província argentina de Misiones (nordeste).

Os produtores questionam em especial dois artigos da regulamentação que obrigam os estados-membros da OMC a fixar temporadas para o cultivo do tabaco, diminuir gradualmente a área cultivada e restringir a assistência técnica e financeira para seu desenvolvimento, entre outras medidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação