Economia

Yong-kim quer Bird como um banco de soluções para países em desenvolvimento

postado em 13/10/2012 12:50

O presidente do Banco Mundial, Jim Yong-kim, disse hoje (13), durante a assembleia anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird), em Tóquio, no Japão, que espera que a instituição se transforme, durante o seu mandato, em um ;banco de soluções; para os países em desenvolvimento.

No cargo desde julho Jim Youg-kim, prometeu que haverá ;um claro e transparente fluxo de ideias entre o Norte e o Sul sobre como por em prática, de maneira mais eficaz, os serviços prestados aos países mais necessitados;.

O responsável pelo Banco Mundial destacou ainda que o sistema econômico "é duro; e recordou que atualmente há cerca de 1 milhão de pessoas vivendo na pobreza absoluta. Sobre as dificuldades em aumentar os fundos do Banco Mundial, o norte-americano garantiu que a instituição está com ;uma boa saúde financeira;.

O presidente do Banco Mundial disse também que o comitê está trabalhando para responder aos desafios, visando a "melhorar a prevenção e a resposta; em caso de catástrofes naturais nos países em desenvolvimento.



O Banco Mundial criou um mecanismo para minimizar as consequências das catástrofes naturais o qual permitirá liberar ;o dinheiro imediatamente;. O mecanismo é semelhante a um seguro que poderá ser usado imediatamente em caso de catástrofe.

Por sua vez, a diretora-geral do FMI, Cristine Lagarde, disse a jornalistas que os recursos do organismo internacional para a redução da pobreza foram repostos para a instituição poder passar a utilizar os rendimentos do comércio do ouro na ajuda aos países em desenvolvimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação