Economia

Agência de classificação S rebaixa nota de sete bancos da Espanha

Agência France-Presse
postado em 16/10/2012 13:14
Madri - A agência de classificação Standard & Poor;s rebaixou nesta terça-feira (16/10) a nota de sete bancos espanhóis, incluindo os dois mais importantes, Santander e BBVA, uma semana depois de ter reduzido a nota da dívida soberana da Espanha.

Os bancos afetados são Santander, BBVA, Banesto, Banco Popular, Bankia-BFA, Banco Sabadell e Caixabank. Os principais bancos do país tiveram as notas reduzidas em dois níveis: o Santander e sua filial Banesto de A- para BBB), enquanto o BBVA saiu da classificação BBB%2b para BBB-.

[SAIBAMAIS]As notas do Santander e do BBVA estão associadas a uma perspectiva negativa, o que significa que a agência pode voltar a reduzi-las a médio prazo. Os outros bancos viram suas notas rebaixadas em um nível: o Banco Popular (de BB%2b a BB), o Bankia e sua matriz BFA (de BB%2b a BB o Bankia, de B%2b a B o BFA), CaixaBank (de BBB a BBB-) e Banco Sabadell (de BB%2b a BB).



Em 10 de outubro, a Standard & Poor;s rebaixou a nota da Espanha para BBB-, apenas um grau acima do nível de risco, pelos temores políticos e econômicos que pesam sobre o país, em plena crisis da dívida da Eurozona. "A redução da nota soberana tem implicações negativas diretas sobre os bancos com notas acima da BBB- da Espanha e sobre todos os bancos cujas notas contavam com o apoio extraordinário do governo", afirma a agência em um comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação