Economia

Standard & Poor's rebaixa nesta quarta a nota de sete regiões espanholas

Agência France-Presse
postado em 17/10/2012 16:59
Madri - A agência de classificação de crédito Standard & Poor;s rebaixou nesta quarta-feira (17/10) a nota de sete regiões espanholas entre um e dois níveis, depois de ter reduzido, no dia 10 de outubro, a nota soberana da Espanha a BBB-, a apenas um passo da categoria de investimento especulativa.

As regiões de Madri, Galícia, Canárias, Andaluzia e Aragão tiveram suas notas reduzidas a BBB-, no mesmo nível da Espanha, apesar de a agência ter demonstrado confiança na capacidade do governo "para cumprir com os vencimentos da dívida" dessas regiões.

As cidades de Madri e Barcelona também tiveram suas notas rebaixadas a BBB-.

[SAIBAMAIS] Assim como no caso da nota soberana da Espanha, a agência acompanha esta degradação com uma perspectiva negativa, o que significa que pode voltar a rebaixá-la a médio prazo para a categoria de investimento especulativa.

As regiões do País Vasco e Navarra também viram suas notas caírem, mas conservam um BBB%2b, superior à da Espanha.

Contudo, em um momento em que a saúde financeira das regiões espanholas é uma fonte de preocupação para os investidores, a S diz estar tranquila em relação à capacidade do fundo de ajuda às regiões criado recentemente pelo governo.


A decisão de colocar as notas das regiões no mesmo nível que a da Espanha, e não abaixo, "reflete nosso ponto de vista segundo o qual o governo central está pronto e capaz de cumprir com os vencimentos da dívida das regiões e de financiar seu déficit orçamentário", disse a S.

A perspectiva negativa acrescida à nova nota se baseia especialmente "na possibilidade de que o fundo não funcione como está previsto", por exemplo, "se o governo não injetar dinheiro a um ritmo suficiente para cobrir as necessidades de financiamento" regionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação