Economia

Ex-vice-ministro mexicano é o novo diretor para América Latina do FMI

Agência France-Presse
postado em 06/11/2012 17:02

Washington - O ex-vice-ministro da Fazenda mexicano, Alejandro Werner, foi nomeado nesta terça-feira (6/11) o novo diretor para América Latina do Fundo Monetário Internacional (FMI), anunciou o organismo.

A diretora-gerente do Fundo, Christine Lagarde, que nomeou o funcionário, elogiou em um comunicado sua "extensa experiência em políticas públicas e seu profundo conhecimento do sistema econômico e financeiro mundial".

Werner substituirá ao chileno Nicolás Eyzaguirre, que pediu demissão do cargo em 26 de julho para presidir uma emissora de TV, o Canal 13.

[SAIBAMAIS]O mexicano assumirá a partir de janeiro, disse o Fundo. Segundo o FMI, o departamento do qual Werner ficará encarregado supervisiona "algumas das economias mais sistemicamente importantes do mundo".

Werner foi vice-ministro da Fazenda entre dezembro de 2006 e agosto de 2010. Junto ao então ministro, Alejandro Carstens, arquitetou uma polêmica reforma fiscal que o presidente Felipe Calderón mandou ao Congresso.

Após deixar o governo, o vice-ministro passou em agosto de 2011 a trabalhar para a filial mexicana da espanhola BBVA Bancomer, que felicitou nesta terça-feira sua nomeação.

Werner é licenciado em Economia pelo Instituto Tecnológico Autônomo do México e doutor pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação