Economia

Banco francês Crédit Agricole sofre forte perda por exposição à Grécia

Agência France-Presse
postado em 09/11/2012 15:47
Paris - O Crédit Agricole anunciou nesta sexta-feira (9/11) uma perda de 2,852 bilhões de euros no terceiro trimestre, em grande parte pela venda a fundo perdido de sua filial grega Emporiki.

A perda sofrida no período julho-setembro supera amplamente a previsão de 1,760 bilhão dos analistas consultados pela agência DowJones. Sem surpresa, o resultado pesou na cotação do banco na Bolsa de Paris, onde a ação perdeu 5,85%, a 5,57 euros, dentro de um índice CAC 40 que ganhou 0,47%.



A venda de Emporiki a outra entidade grega, Alpha Bank, que será concluída até final de ano, gerou uma perda de 1,959 bilhão de euros no terceiro trimestre.

Nos nove primeiros meses do ano, a exposição à Grécia foi traduzida em uma perda de 3,231 bilhões de euros para o Crédit Agricole, devido ao Emporiki e também à reestruturação da dívida soberana grega em mãos privadas, concluída em fevereiro.

O banco sofreu também o custo da desconsolidação da entidade espanhola Bankinter, onde sua participação passou do patamar de 20% do capital em agosto, e que pesou 193 milhões de euros. Excluindo-se esses elementos excepcionais, o banco francês teve ganhos de 716 milhões de euros no trimestre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação