Economia

Economia da China superará a dos Estados Unidos em 2016

Agência France-Presse
postado em 09/11/2012 18:30
Paris - O Produto Interno Bruto (PIB) da China superará o dos Estados Unidos em 2016, disse nesta sexta-feira (9/11) a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em um relatório sobre o crescimento da economia mundial até 2060.

"O equilíbrio da potência econômica irá mudar sensivelmente nos próximos 50 anos", diz a OCDE, que prevê ainda que a economia mundial crescerá em média 3% ao ano. Posteriormente, também o PIB da Índia irá superar o dos Estados Unidos, mas no "longo prazo".



"A crise econômica que temos vivido nos últimos cinco anos terminará sendo superada, mas o mundo de nossos filhos e netos talvez seja muito diferente do nosso", diz o diretor geral da OCDE, Angel Gurría, segundo o relatório.

"Dadas suas fortes taxas de crescimento, o PIB total de China e Índia superará a das sete maiores economias mundiais (G7) até 2025. Será 1,5 vezes superior em 2025, sendo que, em 2010, representava menos da metade do PIB do G7", indica a OCDE.

Em termos gerais, "a diferença que há atualmente entre o nível dos mercados emergentes e o de economias avançadas será reduzido até 2060", diz a OCDE.

Para a Organização, as economias de países cujas populações envelhecem, como o Japão, ocuparão um lugar menor que agora com relação a países com populações mais jovens, como Indonésia e Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação