Economia

Desemprego recua na América Latina e no Caribe, mas informalidade é alta

Agência France-Presse
postado em 18/12/2012 19:49
México - O desemprego urbano médio na América Latina e no Caribe chegou este ano a 6,4%, sua mínima histórica, apesar de a informalidade continuar sendo alta e uma tarefa prioritária a resolver, afirmou nesta terça-feira (18/12) a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em seu relatório anual.

"Quase a metade dos trabalhadores da região só consegue empregos informais, o que geralmente implica em baixos salários, pouca estabilidade no trabalho, escassa cobertura da segurança social e descumprimento dos direitos trabalhistas", afirmou a secretária da OIT para América Latina e o Caribe, Elizabeth Tinoco, na apresentação do relatório "Panorama Laboral 2012", na Cidade do México.



Em 2002, a taxa de desemprego urbano na região superava 11%, mas desde então começou uma tendência de baixa, segundo a análise. Em 2011, esse indicador chegou a 6,7% e se espera que ele caia em 2013 a 6,2%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação