Economia

Goodyear fechará fábrica com mais de mil funcionários na França

Fábrica norte-americana fecha as portas depois de uma longa batalha com sindicatos

Agência France-Presse
postado em 31/01/2013 18:37
Paris - A fabricante de pneus norte-americana Goodyear anunciou nesta quinta-feira (31/1) que fechará sua fábrica deficitária em Amiens, norte da França, que emprega 1.173 funcionários, depois de uma longa batalha com sindicatos.

"Fechar a fábrica é a única opção depois de cinco anos de negócios mal sucedidos", disse um comunicado da Goodyear Dunlop Tires France, que emprega cerca de 3.200 funcionários no país, em quatro fábricas.

O comunicado acrescenta que o plano foi apresentado ao comitê de gestão de funcionários e será a base das negociações com representantes dos trabalhadores.

O presidente da Goodyear Dunlop, Henry Dumortier, afirmou que "nós estamos totalmente conscientes do impacto do anúncio que estamos fazendo hoje e as duras consequências do plano para os funcionários, suas famílias e a comunidade".



A produção de pneus para veículos de passageiros e equipamentos agrícolas na fábrica resultou em uma perda em 2011 de 61 milhões de euros de acordo com dados da Goodyear.

A decisão foi tomada em um contexto de fraca demanda de automóveis que ameaça 20 mil empregos na França, onde o novo governo socialista prometeu conter o crescente desemprego este ano. Além da Goodyear, as montadoras Peugeot Citroen e Renault anunciaram programas de reestruturação podem eliminar 19.500 empregos até 2016.

Os cortes de funcionários na França também estão sendo feitos nos setores de aço, química e varejo, enquanto o número de desempregados já atinge 3,13 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 10% da força de trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação